quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lomografia

Você já deve ter ouvido falar das famosas câmeras analógicas - as lomo! Como me pediram pra fazer mais posts relacionado a fotografia achei que esse seria um assunto interessante já como algumas pessoas já me perguntaram coisas relacionadas a isso.
Pesquisei um pouco mais e vou mostrar um pouco da cada uma, e se você já estava interessado e se interessou mais ainda em algum modelo específico o site que indico para compra é o Lomography.com. Indico e é super confiável.

Fisheye


A lente Fisheye (olho de peixe) foi originalmente desenvolvida para ajudar os meteorologistas a fotografar todo o céu e as formações de nuvens para estudo. Eu não sei se ela ainda é usada desse jeito, mas eu sei que dá um efeito incrível e que a Lomography Fisheye One é uma maneira perfeita para sacudir o céu!


Foto tirada pela fisheye usando um filme redscale.

Diana


De todas, essa é a minha preferida! Você sabia que essas câmeras eram utilizadas como lembranças em festas de aniversário, como prêmio nos parques de atrações (por exemplo se você atirava no pato) e outros eventos? Depois de um tempo elas foram esquecidas e agora voltaram com tudo.
Ela permite você a tirar fotos sobrepostas (uma em cima da outra) e é buscada por muitos fotógrafos e atrtistas porque faz fotos inesperadas, que apresentam manchas de cor e com aquele ar vintage.


Duas exposições.

ActionSampler


É uma das mais baratinhas, mas isso não deixa de tornar as fotos legais, com suas quatro lentes ela tira uma sequencia de fotos.
A mãe das câmeras seqüenciais, uma maquininha bastante chamativa, às vezes um pouco estranha, mas que ganhou o coração dos lomógrafos.


Essa é a Lu, minha amiga! <3

Holga



Sendo considerada a sucessora da câmera Diana, a Holga mantém a estética lo-fi, utilizando lentes e corpo de plástico. As lentes de plástico causam distorções nas fotos, criando um efeito de "sonho", que tem sido muito procurado por fotográfos de arte, amantes da fotografia e entusiastas em geral. 



As 10 regras da lomografia:

  • 1: Use a sua Lomo onde quer que vá
  • 2: Use-a a qualquer hora do dia, ou da noite
  • 3: A lomografia não interfere na sua vida, torna-se parte dela
  • 4: Aproxime-se o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejar
  • 5: Não pense... Fotografe
  • 6: Seja rápido
  • 7: Não precisa de saber antecipadamenteo que vai fotografar
  • 8: ...Nem depois
  • 9: Fotografe de qualquer ângulo
  • 10: Não se preocupe com quaisquer regras

Para se inspirar...





17 comentários:

  1. Você sabe onde vende Diana e a Fisheye pela internet?

    ResponderExcluir
  2. A cada post me apaixono mais por aqui e por vocês ♥ Tenho fixação por fotografia e estou louca pra ter uma Lomography!

    ResponderExcluir
  3. Que demais! Dá vontade de ter todas. Um dia, quem sabe... Hahaha.
    Adorei o post, Dani!

    ResponderExcluir
  4. O anônimo ali em cima no mínimo não leu o post pra perguntar onde vende, né? Que chato!

    ResponderExcluir
  5. Vou comprar todas! Achei bem interessante (:

    ResponderExcluir
  6. Post incrível. Dani, qual delas você prefere? (eu sei que cada uma serve pra algo diferente, mas queria um ajuda). Eu estava pensando em comprar a Fisheye, mas daí tu me mostrou estas opções e me deixou confusa, rsrs

    ResponderExcluir
  7. Como disse no post o site que vende é o http://www.lomography.com.br/ e a que eu prefiro é a Diana, por causa do efeito de foto sobreposta.
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas todas podem fazer fotos sobrepostas, acho que só com a Fisheye que não dá (:

      Excluir
  8. http://brazil.shop.lomography.com/cameras/diana-deluxe-kit Acredito que vala a pena comprar esse kit, concorda? E ja tinha feito uma pergunta sobre fotografia em comentários de posts anteriores, mas entao vou aproveitar que se trata do assunto.. tu poderia me dizer como faço esse ''escrito'' como nessa sua foto: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=267333993325775&set=a.110689628990213.12836.100001475296130&type=1&theater Obrigada, xx, Ana

    ResponderExcluir
  9. Dani, posso te dar uma sugestão? que tal fazer um post só sobre cameras semi e profissionais? *-* beeeeijos lindona!

    ResponderExcluir
  10. O Kit vale muito a pena comprar sim! E o escrito da foto eu escrevi em um papel de caderno normal, rasguei, escaneei e coloquei em cima da foto...

    ResponderExcluir
  11. cara, valeu muito pelo post, sério, hahah o blog de vocês é demais :)

    ResponderExcluir
  12. Dani, uma duvida, as fotos tiradas por elas, são reproduzidas no computador com cabos usb ou são filmes revelados?

    ResponderExcluir
  13. Adoro cameras lomograficas.. elas dão um charme que enhum efeito consegue! Sou louca por uma Diana, e vou comprar uma actionsampler, estou ansiosa! *-*

    ResponderExcluir

Fala!