domingo, 15 de janeiro de 2012

O Melhor do Fashion Rio


Nada que é bom dura para sempre... Infelizmente o Fashion Rio resolveu largar as nossas mãos e se despedir por seis meses... O Fashion Rio se despediu no último sábado (14 de janeiro) e nos deixou querendo mais... Infelizmente não pude desfrutar do convite da querida (@ygaliazzi) e ir presenciar e desfrutar pessoalmente do Fashion Rio, mas não foi por esse motivo que deixei de acompanhar via TV e internet. O que eu acho interessante de se ver na passarela é que podemos ver até onde a imaginação e criatividade do estilista vai e o que é interessante é que muitas vezes nós usamos e vemos na rua, em lugares públicos pessoas que fizeram adaptação e conseguiram trazer o que estava na passarela para o cotidiano, enfim, o que mais me interessa nesses eventos é o impacto que eles causam nas pessoas e é incrível como todo aquele desfile fica gravado na mente e nos faz querer conhecer mais e mais naquele assunto. Como eu disse, moda é momentâneo e cada vez que ela sofre modificação e mudanças, nós aprendemos mais e mais sem perceber e de uma forma divertida. E não é somente dentro que o show acontece, para alguns que devem ter acompanhado em algum meio de informação, perceberam que havia exposições de LP's, fotografia e etc... No meio de tanta informação relevante e sensacional, eu, meu mais novo e velho amigo (@oi_romulo) resolvemos fazer uma seleção das melhores coisas do Fashion Rio, assim fica mais fácil e prático para se organizar e mesmo com o final do Fashion Rio, se atualizar. 

10 de janeiro (terça-feira)
  • Herchcovitch 
  • Acquastudio
  • Patachou
  • Alessa
  • Cantão

Alexandre Herchcovitch



Abriu a 20º edição do fashion rio e foi uma das minhas favoritas, Herchovitch teve como inspiração os artistas nova-iorquinos dos anos 80. A marca de jeans wear apostou nos volumes das mangas e desproporções na silhueta e os materiais utilizados foram: estruturados, usando o jeans (com diversas lavagens e respingos de tintas), couro e a lã de carneiro falsa, ora tornam a silhueta fluida, como as rendas e transparências.



Alessa



Foi um desfile que presou peças soltas com bastante estampas, a estilista trouxe dicotomia entre céu e terra. Em todo desfile vi a famosa trança espinha de peixe, lenços foi obrigatório na coleção, de sede com estampas e na cabeça. O próprio nome da coleção "Céu na Terra" influenciou na estamparia e se inspirou nas plumas e tapetes persa. Digitalizados, os pontos de tapeçaria se transformam em pixels.


O que mais gostei no desfile todo foi esse macacão de seda com tons terrosos e estampas que observadas por algum tempo, forma alguns desenhos e animais...


Trança espinha de peixe que há havia feito e usado dessa maneira, como vocês perceberam, essa simples e tão linda trança, tem mil e uma utilidades. Logo logo teremos tutoriais com mil e uma maneiras de usar a trança. 


Acquastudio


Teve como inspiração vestidos de festa, sejam eles prêt-à-porter ou sob medida. O que mais me chamou atenção  nessa coleção  foram os materiais utilizados e que fizeram e deram uma diferença enorme entre todos os estilos. Ao som da musa "Amy Winehouse", o estilista apostou nas peças com formatos arquitetônicos e na estamparia apostou nas listras, flores, poás e um mix de padronagens.


Eu escolhi essa saia e vestido como peças favoritas, as achei incríveis e bem estruturas. 



Patachou



A marca apresentou o estilo oriental ao luxo e modernismo. A estilista mineira investiu na cintura marcada em formas de I e Y tendo em destaque os vestidos. No final, investiu no azul royal, branco e preto. Apesar do tema comum, a maca mineira se destacou pelas acessórios lindíssimos e nas peças com  miçangas bordadas sobre cetim de seda, na mesma cor do tecido criando uma textura sofisticada e delicada. 


Esse vestido e o look todo ao lado foram as peças favoritas da coleção, achei incrível a combinação de estampas e a tabela de cor totalmente minimalista. 


Cantão


A marca Cantão fechou o primeiro dia do Fashion Rio e como de costume, suas peças viraram objetos de desejo. Cantão sem perder a jovialidade, a marca apresentou peças de lã, couro e seda. O desfile foi totalmente comercial teve como tabela de corbranco total,  produções monocromáticas, em cores como o azul royal e o vermelho. 
Peça favorita de todo desfile, é ou não uma graça essa saia? 




11 de janeiro 
  • 2nd Floor 
  • Coven 
  • Melk Z-Da
  • TNG 

2nd Floor 


A coleção nasceu em um  board excêntrico de inspirações. 2nd Floor faz uma mistura e Grécia e sua mitologia e o universo rock’n'roll. Esse mix louco, teve um resultado de  jeanswear descolorida, com lavagem superclara em tons azul-bebê e rosa-chiclete. No desfile as calças skinnies e as estampas hiper mega coloridas que lembram o mundo marinheiro se mantiveram para as mulheres e para os homens a marca apostou em calças com a silhueta reta, paletó, hoodies, bermudas e camisas de manga curta. 




Amor a primeira vista com esse vestido. 

Coven 


Estampas geométricas combinadas a miçangas e canutilhos com cortes soltos e sem cintura marcada, é o que define em poucos palavras o desfile da marca Coven. Apesar de quase nada ter me chamado atenção, eu gostei bastante da tabela de cor, diria que é básico chic. 



Melk Z-Da


Foi o desfile que mais trouxe  peças assimétricas e bem recortadas. Em alguns momentos do desfile, algumas peças me lembraram filmes infantis e escama de peixe e essa foi a inspiração do o estilista pernambucano Melk Z-Da, artes plásticas, da literatura, do cinema ou das pessoas.




TNG



Como de costume, os desfiles da marca TNG sempre traz algumas celebridades. A coleção tem um ar grunge safári antenado com jeans de lavagem  desgastadas, tecidos de garrada PET, fibras naturais, óculos e  de acetato reciclado.





12 de janeiro (dia preferido)

  • Bianca Marques 
  • Maria Bonita Extra 
  • New Order 
  • Espaço Fashion 
  • Coca Cola Clothing 

Bianca Marques 


A coleção de Bianca Marques foi toda inspirada a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio.



Maria Bonita Extra 


Em todo Fashion Rio, a coleção Maria Bonita Extra foi a minha favorita, com comprimentos curtíssimos, tecidos leves e mangas curtas. Apesar dos comprimentos curtíssimos, a coleção trouxe um ar de ingenuidade e trazendo um ar de boneca e retrô. Tanto a coleção como a trilha sonora, estamparia e cartela de cores estavam de deixar qualquer uma boquiaberta. 


New Order 



O tema foi futebol e resolvi postar o vídeo para mostrar para vocês como foi sensacional e divertido o desfile da marca. 



Espaço Fashion 


Uma coleção inspirada na paisagem do Rio de Janeiro sobre quem estava está na ótica de frente para o mar. Estampas com a Baía de Guanabara em transparências em tecidos de seda e crepe. A coleção teve seus altos e baixos como várias outras, mas o que achei uma graça foram os colares de penas marrons com franjas douradas. 


Coca Cola Clothing 


A marca fechou o terceiro dia  com propostas futurísticas, com roupas metalizadas, glitter, peças de látex e muito prateado, azul e laranja neon.

Para conhecer os segredos da marca jovem, assista o vídeo abaixo:






13 de janeiro (sexta-feira)
  • Walter Rodrigues 
  • R.Groove 
  • Ágatha 
  • Filhas de Gaia 
  • Printing 



Walter Rodrigues 



A marca se inspirou  nos grupos religiosos que vivem no EUA e Canadá e uma das coisas que fazem parte da cultura deles é negação a vaidade e tecnologia. Eu diria que essa coleção é como se fosse um uniforme colegial antigo ou alguma mulher do campo estilosa. Eu particularmente, adorei a coleção e confesso que usaria algumas peças sem reclamar... 


A marca apostou em peças solta, largas, casos longos e sem cintura marcada. E interessante é que conseguiu misturar estampas com cores próximas e a minha dica para aquelas pessoas que gostam e sempre quiseram misturar estampas e nunca acertaram ou conseguiram. Invista nas estampas de cores próximas e estamparia pequena. 


R. Groove 



A coleção Outono/Inverno 2012 apresentada ontem no Fashion Rio pela R. Groove trouxe como inspiração a união do sport com o estilo clássico, usou e abusou da modelagem reta e mandou muito bem nas cores. Preto, dourado, off white, cinza, nude, turquesa e vinho foram as mais usadas. Já nos materiais, foram utilizados lãs, tricôs,malhas e sarjas resinadas. Um detalhe bem interessante que podemos perceber em algumas peças é a mistura de materiais.



Ventiladores e flores foram as estampas escolhidas, além do "macaco" que é o símbolo da marca. A peça que mais me chamou a atenção foi o bolero masculino com textura de furos com formas de círculos e quadrados. Até agora eu não sei se eu gostei ou não desse bolero.



Ágatha 



Com uma coleção bem dark, com paetês, couro, evasê e tricô, a estilista buscou inspiração no universo do olhar interno e externo. Ela aposta no veludo em rosa, ferrugem, vermelho e nas pernas desnudas. 




Apresenta o veludo de vários modos, desde matéria prima para tricô até para ganhar brilho com o paetê. Na coleção, há uma maior presença de peças volumosas.




Filhas de Gaia 



  Como sempre, é uma coleção sensual com fendas vertiginosas e costas nuas. A inspiração da marca foi o encontro entre África e Japão, mangás de Takashi Okasaki e do Afro Samurai. Usando de tecidos nobres e leves, a marca voltou as origens de sua primeira coleção, só que dessa vez, sob outros olhos. “Queria fazer uma fusão com outra etnia totalmente diferente e surgiu a ideia de misturar com o Japão. E saiu uma África minimalista.” Disse Renata, estilista da marca.




Printing 



A grife apostou no brilho, nas texturas e nas estampas num espírito totalmente retrô. Com formas racionalistas, definidas e retas, além de utilizar as formas geométricas como inspiração, a marca conseguiu fazer uma coleção explêndida.

14 de janeiro (sábado)

  • Giulia Borges 
  • Nica Kessler 
  • Andrea Marques 
  • Oestúdio 
  • Ausländer 

Giulia Borges 



A marca abriu o último dia do Fashion Rio de forma sensacional, e usando de inspiração o mundo das bonecas, trouxe vestidos com muitos babados em tule e renda. Sem a percepção de muitos, na passarela as modelos viraram “noivas” em preto e branco, como se fossem versão positiva e negativa. Esta coleção usou e abusou do babado e fez um trabalho excepcional.

Nica Kessler 


Movimentos migratórios dos índios Delaware foi a inspiração dessa marca, e a coleção lembra bastante vestimentas de índios americanos, mostrando facilidade de locomoção. Mix de tons de rosa e vinho, verde, azul, vermelho e laranja. Camurça, lã e o tricô foram os tecidos mais utilizados. Achei uma coleção bem criativa e diferente, além de ser muito bonita.








Andrea Marques



Estampas florais e cores da natureza, como verde-floresta, lilás, palha, canela, marrom e off white. Vestidos com bastante fluidez e roupas bem soltas. 


Oestúdio


Com um olhar diferente, a marca inspirou-se no “ser humano e suas complexas sensibilidades de existência” e em cada look tentou mostrar suas visões filosóficas. 












Ausländer 


“Um climinha de serra; risadas, preguiça, paixões e silêncio”. É essa a frase que define a inspiração do estilista Ricardo Bräutigan para criar a coleção outono/inverno da Ausländer. A grife foi a última a subir na passarela do Píer Mauá no sábado (14), encerrando a temporada de desfiles do Fashion Rio 2012. Couros, tweeds, veludos, lãs e tricô apareceram entre os 14 looks masculinos. E assim como a variedade de materiais, a paleta de cores também foi extensa: cinza, preto, vermelho, beringela, nude e marrom, para citar as principais. E para não perder a tradição, depois da última temporada que a grife trouxe Zombie Boy e o andrógino Andrej Pejic para as passarelas foi a vez de um dos astros do UFC, John Jones, desfilar."
                 



Para se inspirar:




3 comentários:

  1. OS POST DE VCS ESTÃO FICANDO MT CHATOS

    ResponderExcluir
  2. A música do Chico foi a melhor parte, ótimo post parabéns!

    ResponderExcluir
  3. maquiagem e penteadp estilo amywine house seria legal

    ResponderExcluir

Fala!