segunda-feira, 5 de março de 2012

5 dicas para se considerar dentro da carreira de moda

Stella McCartney e modelos na apresentação da pré coleção Outono 2012


1- Perspectivas.
Ok, vamos pensar sobre as perspectivas de emprego aqui, como a moda não é uma arte, é uma indústria. Mesmo se você quer começar sua própria empresa, você terá que trabalhar para adquirir experiência. Cursos, entendimento da coisa etc. 
Então, onde você pode conseguir um emprego?
Existe uma indústria de moda em sua cidade? 
Você está disposto a mudar para o exterior? 
Você pode trabalhar legalmente no exterior? Tem condições?
Que trabalhos estão lá fora? 
Você tem uma chance de obtê-los?
Isto é algo que você quer fazer todos os dias?

Se pergunte, pesquise, saiba. Se é algo que você realmente quer fazer, ingresse em alguma indústria. Seja de moda têxtil, de secretária, de ajudante, modelo... qualquer contato já faz você começar do nada e ir, se Deus quiser, para o tudo!

fashion careers, fashion schools, fashion jobs, fashion lists
John Galliano no começo de sua carreira. Quando ainda tentava fazer com que sua companhia fosse "para frente"


2- Educação. 
Ok, você decidiu:  um trabalho para você lá foraentão você precisa aprender as habilidades para conseguir emprego
Você sabe falar outro idioma? Nem que seja somente um a mais.
Quais são as escolas que você quer ir?
O que eles exigem para o começo
Você vai estar com dívida de 50 anos depois de obter o seu diploma
A escola tem uma boa reputaçãoNunca confie na escola ou nos seus "vendedores", faça a pesquisa em seu próprio país
O que você vai aprender no curso?
 É o que você quer fazer? 

Se sim, e tiver a oportunidade, a chance e o apoio, principalmente, de seus pais, não perca chance! Corra atrás de seu sonho, estude, meta a cara e ganhe seu tão sonhado diploma. Se conseguir e se empenhar, antes mesmo de ter seu diploma na mão você já estará fazendo uma "boquinha" em alguma indústria relacionado a moda.

Sapatos de Vivienne Westwood no seu desfile pela semana de moda de Paris.

3Você está por dentro das novidades
A indústria da moda é sobre quem você sabe, sobre suas histórias e o que eles fazem hoje em dia em relação a moda e inovação. Então se você não conhece ninguém, como você vai encontrá-los? Para ingressar na sua empresa ou algo parecido? Como irá discutir sobre sua paixão com pessoas que realmente entendem e vivem disso?
Você vai conhecer as pessoas direito através da escola
Seu pai estrela do rock? 
Um estágio? 
Trabalhando em um bar onde todas as pessoas da moda vão? 

Você terá que encontrar as pessoas certas, então pense em como você vai fazer isso. Contatos, se puder, vá em semanas de moda e conheça conhecidos de seus conhecidos. Troque telefone, se interesse no blog de pessoas alheias. Qualquer contato e interesse já é um grande passo.

 Backstage do desfile Jean Paul Gaultier na semana de moda de Paris

4. Você tem uma paixão por moda? 
Ser apaixonada por moda não é sobre ler a Vogue e possuir uma bolsa Gucci. 
Não se trata de assistir todos os episódios da semana de moda, ou parar para nomear quase todos os modelos que andavam no desfile da Prada. Não é sobre morrer de fome para caber em um vestido, ou abrir mão da comida para comprar sapatos. Ter uma paixão significa ficar 15 horas do trabalho no pé do seu chefe e se propor a cancelar suas datas, ou seja, se comprometer a isso, se comprometer a crescer. Isso significa dormir em sofás do seu amigo há dois anos porque você gastar seu dinheiro em tecidos, em vez de aluguel, enquanto você tenta fazer um nome para si mesmo como um designer. Isso significa trabalhar de graça por três anos antes e então finalmente conseguir um emprego que paga pouco mais que o salário mínimo faça com que você se vista de acordo. 
Quanto você está disposto a sofrer pela moda? 
A vida na moda não é fácil. Para ser reconhecido precisa realmente ser bom, entender e ralar pelo seu sonho. 
Todos nós sabemos que a chance de entrar na moda é um em um milhão. Passar por decepções, sorrir por ter conquistado algo e por aí vai.

Thairine Garcia, modelo brasileira de 14 anos que conquistou Marc Jacobs.

5- E se você não conquistar? 
Ok, então você tem seu coração ajustado em ser o próximo Marc Jacobs, e você foi para a escola certa, reuniu-se as pessoas certas, e estão em um trabalho muito bom que vai ajudar a impulsionar você para a próxima etapa.
Mas as chances são, você não vai ser o próximo Marc Jacobs. Muitas pessoas não vão. Você pode ser um grande designer, trabalhando silenciosamente para uma grande marca e fazer um bom salário, mas nunca  seu nome nas luzes. 
Você pode acabar sendo um gerente de contas sênior em uma empresa de relações públicas grande, mas nunca se tornando Kelly Cutrone. 
Você pode acabar sendo o cortador padrão de cabeça em uma casa de moda francesa, mas ninguém fora da empresa sabe quem você é. Você pode lidar com isso?  apenas um pouco de espaço no topo, e eu sugiro que você esteja preparado para fazê-lo na metade da escada. Você vai precisar de um pouco de sorte e talento sério para obter maior que isso. 
Então pense, reveja, e veja se realmente é esse futuro que você deseja para ti.

Para se inspirar no seu futuro:


9 comentários:

  1. Yasmin, o post não ficou ruim, mas ele ficou meio chato de ler. E tem partes que não fazem muito sentido, além de ter erro de ortografia.. Não to criticando, só alertando mesmo. E além disso ele não tira as dúvidas de quem quer trabalhar com moda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. /\ eu sei quem é o anonimo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse post exatamente para quem quer seguir essa carreira. Os cinco passos que as pessoas devem rever antes de começar a carreira. Sinto muito se não interessou, mas as pessoas precisam entender que a gente gasta tempo para dar o melhor e vocês ainda vem dizer que é chato? nem todos os blogs são somente para ver fotos, leitura também é importante no nosso dia-a-dia.
    Beijos, Yasmin G.

    ResponderExcluir
  4. Yasmin eu não quis ofender cara! Só estou tentando ajudar. Eu adoro os posts que você faz aqui, só queria dizer que esse post não esclareceu muita coisa.

    E moda é um modo de se expressar, logo é arte, não apenas uma indústria.

    ResponderExcluir
  5. /\ continuo sabendo quem é o anonimo de cima.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. adorei o post yasmin, esclareceu pra mim. bjs linda

    ResponderExcluir
  7. /\ sei quem é!

    Beijos! Ai que loucura!

    ResponderExcluir
  8. liga nao yasmin, isso é recalque, o post ta otimo!!!

    ResponderExcluir
  9. Gente, não quero discussão. Cada um tem uma opinião diferente em todas as coisas existentes! Alguns gostaram, outros não. É impossível agradar a todos.
    Espero realmente que nada disso prejudique o blog
    Yasmin.

    ResponderExcluir

Fala!